Tuesday, May 23, 2017
8 meses depois
Logo depois que iniciei este blog eu acabei desistindo de continuá-lo. Eu estava desesperado, pensando na retinopatia o tempo inteiro e cheguei a conclusão que o blog iria acabar contribuindo no aumento dessa ansiedade, que acabaria piorando os sintomas.
Como vi que houve comentários de pessoas passando pelo mesmo problema, vou fazer um post com algumas atitudes que me ajudaram (e ainda ajudam) a passar por este problema horrível. Não sou oftalmologista, apenas vou relatar coisas que fiz e que foram úteis no processo.
Em novembro de 2016 (3 meses depois do primeiros sintomas) finalmente minha visão começou a melhorar. Foi um processo lento e gradativo, e até hoje não chegou na mesma qualidade de antes (e nada garante que vai chegar). Diria que minha visão está 90% melhor : resta ainda algum nível de distorção e o contraste do olho atingido continua menor, o que faz com que a visão noturna seja pior. Mas sou grato à Deus por esta grande melhora.
Eu fui em 3 oftalmos diferentes, pesquisei muito na internet, inclusive em um ótimo grupo de ajuda em inglês. Não houve uma atitude isolada que me ajudou, mas várias. A retinopatia serosa é uma doença complexa e ainda sem um conhecimento conclusivo pela medicina. Mas um consenso é que está ligada à ansiedade e stress, e realmente no meu caso faz sentido, pois eu sou uma pessoa ansiosa, muito embora antes da doença eu não me dava conta disso.
Seguem minhas dicas :
1 - Reduza suas atividades físicas de alto impacto
Embora não haja um consenso na comunidade médica, o fato é que eu fazia musculação e corrida e apesar dos oftalmos dizerem que não influi, resolvi parar por conta própria e coincidência ou não, alguns dias depois que parei, minha visão começou a melhorar. Até hoje não voltei a fazer, mantenho somente uma caminhada diária leve.
2 - Acetalozamida (Diamox)
Existem algumas pesquisas que indicam que esse medicamento ajuda a acelerar o processo de melhora, embora não influa na acuidade visual final. Dos 3 oftalmos que fui, apenas um me indicou, mas eu resolvi testar e tomei a cada 12h durante 30 dias. O remédio é um diurético e por isso tem efeitos colaterais : muita vontade de fazer xixi é o principal deles. Eu não sei se ele ajudou ou não, mas se você conseguir tolerar os efeitos colaterais, não custa tentar
3 - Meditação, acupuntra e reiki
Desde que descobri este problema descobri também muitas coisas sobre mim mesmo, em especial o fato que eu tenho um transtorno de ansiedade constante e isso com certeza foi um dos fatores que desencadearam o problema. Por isso comecei a fazer sessões semanais de acupuntura e reiki, além de sessões diárias de meditação. A meditação é interessante porque ajuda a quebrar o ciclo de ansiedade que temos, aquela ânsia de melhorar logo. Não é uma bala de prata, mas tem me ajudado muito. Se você fala inglês recomendo muito o Headspace, aplicativo de meditação guiada.
3 - Luteína
A luteína é um antioxidante que ajuda a manter a saúde da retina. Um dos oftalmos me indicou o Neovite Max ; não sei se está influindo ou não, mas pelo menos a sensação de estar tomando alguma coisa gera um efeito psicológico de estar fazendo alguma coisa.
4 - Paciência : tente relaxar e distrair
Isso é fácil de falar e MUITO difícil de fazer, eu sei. Essa doença cria um ciclo vicioso de ansiedade que gera mais ansiedade, e acaba piorando os sintomas. Perdi a conta de quantas vezes por dia eu ficava comparando um olho com o outro e me frustrava porque nada tinha mudado. Mas é preciso ter em mente que atualmente não existe um tratamento eficiente mas a grande maioria dos casos começa a melhorar espontaneamente de 3 a 6 meses. No meu caso até hoje (8 meses) continuo notando uma melhora na visão ou seja, o processo continua em andamento. A melhora é muito lenta e gradual, então não adianta ficar testando a todo momento. Tente fazer suas atividades normais o máximo quanto possível, pois quanto mais rápido o tempo passar, melhor.
5 - Psiquiatra
Por fim, eu não consegui passar por isso sozinho. Além de tudo acima eu procurei um psiquiatra, que me receitou ansiolítico e anti-depressivo. São remédios de tarja preta, complicados porque tem efeitos colaterais fortes, mas no meu caso eles foram essenciais para conseguir passar pelo auge da crise. Fiz uso de Alprazolam (ansiolítico) e Exodus (anti-depressivo), durante aproximadamente 5 meses. Se você não precisar deles, melhor. Mas se estiver deprimido não exite, procure ajuda médica.
Espero que essas dicas sejam úteis para alguém que esteja passando por este problema tão difícil. Agradeço à minha esposa que me ajudou tanto, ao meu beagle sempre companheiro e principalmente à DEUS.
Fé e força. Boa sorte !
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Boa noite Paulo.
ReplyDeleteTambém me chamo Paulo e estou a praticamente 60 dias com este problema de CSC. Estou fazendo boa parte das indicações que você cita, porem tomando o diurético espironolactona. Os dias são diferentes, alguns bons outros nem tanto, mas com fé que vou melhorar. E o seu caso, como esta hoje, outubro de 2018? Se puder, nos dê uma resposta, também estou tentando ajudar a família de um amigo de serviço, que desenvolveu o mesmo caso. Caso queira, pode entrar em contato por e-mail antunes.pt1@gmail.com abraços e fique com Deus.
Oi Paulo. Eu tive uma recorrência mais ou menos 1 ano depois do primeiro caso, que acabou melhorando depois de uns 2 meses de novo. Estou há mais ou menos 1 ano sem novos casos e tenho tentado manter uma vida tranquila na medida do possível. Faço reiki e meditação e continuo tomando um anti-depressivo em uma dosagem que age como ansiolítico, além do suplementeo de luteína e também um de curcumina. Aparentemente tem funcionado pois não tive novos casos, graças a Deus. Embora meu olho nunca mais foi o mesmo depois desses dois episódios, sou grato a Deus por ter minha visão de volta e conseguir levar minha vida adiante. Desejo sorte a você, fé em Deus e mantenha a ansidade sob controle. Um abraço
ReplyDeleteOlá Paulo me chamo Eduardo, estou passando por esse problema no olho esquerdo começaram com distorções e com o tempo fui perdendo o foco a nitidez para enxergar tem dias que acordo e sinto uma leve melhora mas com o passar das horas do dia a visão começa a embaçar, o oftamologista me falou que essa doença é causada por estresse e tende a melhorar sozinha apenas me receitou um colírio chamado maxidex e prednisona falou que iria ajudar a melhorar um pouco mais rápido os sintomas fico bem triste pois já não tenho a visão no olho direito sou monocular e agora estou tendo esse problema no olho esquerdo será que consigo me encostar pelo sus ? um abraço a todos.
ReplyDelete