Monday, September 26, 2016

Antes de tudo, o começo

Na realidade minha história com problemas de visão começa antes de ter retinopatia serosa central. Até 2015 eu tinha uma miopia estável em mais ou menos 4,5 em ambos os olhos, além de muitas moscas volantes que eu nem ligava, pois sabia que não tinham cura e teria que conviver.

Porém em meados de 2015 comecei a notar que a visão do olho direito estava piorando. Eu ia no oftalmologista e aumentava o grau um pouco. Fazia novos óculos, durava um mês e a visão ficava ruim de novo. Voltava no oftalmologista, novo grau, novos óculos. Esse vai e vém durou uns 4 óculos diferentes e a última receita eu estava com 9 graus e meio no oho direito, e os mesmos 4 e meio no esquerdo.

Na realidade nenhum oftalmo que eu ia realmente examinava direito, não fazia exame de fundo de olho nem nada mais aprofundado ; simplesmente faziam aquele exame das letras e me davam a receita. Até que fui em um oftalmologista que identificou meu real problema : CATARATA. Isso mesmo, com 38 anos na época, eu estava com o cristalino do olho direito muito prejudicado e com isso não enxergava direito e o grau estava subindo rapidamente.

Foi indicado para mim a cirurgia de faco-emulsficação, com implante de lente intra-ocular. Não vou entrar aqui nos detalhes da cirurgia em si pois foge do escopo do blog, mas a princípio tudo correu bem e eu passei a enxergar como nunca na minha vida antes : meus antigos óculos foram substituídos por lentes internas e após exame eu tinha ficado apenas com meio grau no olho direito e zero no esquerdo. Eu via o mundo claro, limpo e nítido, sem óculos, pela primeira vez na vida ! Eu estava muito feliz e nem ligava pro fato de ter que continuar usando óculos para perto, pois as lentes implantadas eram monofocais ; na verdade mais tarde eu descobri que existem lentes multi-focais , mas o oftalmo que me operou não me deu essa opção, imagino eu devido ao fato da clínica em questão simplesmente não ter essas lentes. Pelo que li, lentes intra-oculares multi-focais são bem mais caras e tem um processo de adaptação mais complicado. Mas enfim, para mim estava bom demais ver bem de longe !

E nesse ponto eu achava que meus problemas de visão tinham ficado para trás. Não quero aqui ser mal-agradecido pois mesmo com meus 4 graus de miopia, eu ainda podia ver , diferente de muitas pessoas que não tem a mesma sorte. Mas infelizmente, a cirurgia de catarata não seria o fim dos meus problemas.

2 comments:

  1. Bom dia Paulo, como anda o andamento do seu caso, estou com o mesmo problema a 4 meses porém os médicos me falaram para repousar que logo lo estarei bem, mas o pior é que não consigo mas me concentrar fico pensando apenas nisso.Gostaria de ter um retorno seu para maiores informações.

    ReplyDelete
  2. Olá amigo, desculpe a demora na resposta, na verdade depois que comecei a escrever este blog resolvi parar, pois eu estava inserido demais no problema e o blog iria acabar me inserindo mais ainda. Vou fazer um post novo hoje contando da situação atual e concluindo.

    ReplyDelete